Perceba o que você tem!
O dono de um pequeno comércio,
amigo do grande poeta Olavo Bilac,abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio,
que o Senhor tão bem conhece.
Poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade,
onde cantam os pássaros ao amanhecerno extenso arvoredo, cortada por cristalinas
e marejantes águas de um ribeiro.
A casa banhada pelo sol nascente oferece
a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com
o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
- Nem pense mais nisso,
disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi amaravilha que tinha.
Moral da história:
Às vezes, não descobrimos
as coisas boas que temos e vamos longe, atrásda miragem de falsos tesouros
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem diga nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
Trecho da peça: Sonhos de um noite de verão - Shakespeare
“Quando você nasceu,Deus não rogou uma praga para você ser tímido, distraído ou confuso.Ele lhe proporcionou todas as ferramentas para você completar Sua criação.Perguntado sobre como era criar uma obra de arte,Michelângelo respondeu:“Dentro da pedra já existe uma obra de arte.Eu apenas tiro o excesso de mármore!“Dentro de você já existe uma linda obra de arte, a mais bela do universo.Seu grande desafio é retirar o excesso de mármore e completá-la.Nós somos os artistas da nossa criação!A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser.Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda.A grande glória do ser humano
é poder participar de sua autocriação.O SUCESSO É SER FELIZ.“
"A vida é cheia de términos e novos começos. A cada curva há algo que nos desafia, seja o novo, formidável, ou simplesmente o familiar. O que para uns é uma montanha intransponível, para outros um desafio a vencer.
O que se torna sombrio para alguns ainda permanece iluminado para outros. Os otimistas vêem o caminho à frente,os pessimistas ficam tão ocupados em olhar para trás que não conseguem ver a solução bem diante deles. Se ficarmos segurando a corda que nos arrasta para trás não
teremos mãos livres para agarrar a corda que nos puxa para frente."
"Que Deus nos de a sabedoria para descobrir o correto, a vontade para elegê-lo e a força para fazer que seja duradouro."
“No mundo sempre existirão pessoas que vão me amar pelo que sou, outras que vão me odiar pelo que sou e outras ainda, que oras vão me amar oras vão me odiar pelo que sou. Sabendo disso, vivo livre. Falo o que penso, faço o que tenho vontade, mudo de opinião ao bel prazer. O importante é agradar a mim! Eu tenho de estar feliz comigo e para isso não posso fazer nada pensando em agradar outra pessoa senão eu mesma.” ()
Silêncio - Aldo Novak
Pense em alguém q seja poderoso... Essa pessoa briga e grita como uma galinha, ou olha e silencia, como um lobo? Lobos não gritam. Eles têm a aura de força e poder. Observam em silêncio. Somente os poderosos, sejam lobos, homens ou mulheres, respondem a um ataque verbal com o silêncio. Além disso, quem evita dizer tudo o q tem vontade, raramente se arrepende por magoar alguém com palavras ásperas e impensadas. Exatamente por isso, o primeiro e mais óbvio sinal de poder sobre si mesmo é o silêncio em momentos críticos. Se vc está em silêncio, olhando para o problema, mostra q está pensando, sem tempo para debates fúteis. Se for uma discussão q já deixou o terreno da razão, quem silencia mostra q já venceu, mesmo qdo o outro lado insiste em gritar a sua derrota. Olhe. Sorria. Silencie. Vá em frente. Lembre-se de q há momentos de falar e há momentos de silenciar. Escolha qual desses momentos é o correto, mesmo q tenha q se esforçar p/ isso. Por alguma razão, provavelmente cultural, somos treinados para a (falsa) idéia de q somos obrigados a responder a todas as perguntas e reagir a todos os ataques. Não é verdade! Vc responde somente ao que quer responder e reage somente ao q quer reagir. Vc nem mesmo é obrigado a atender seu telefone pessoal. Falar é uma escolha, não uma exigência, por mais q assim o pareça. Vc pode escolher o silêncio. Além disso, vc não terá que se arrepender por coisas ditas em momentos impensados, como defendeu Xenocrates, mais de 300 anos antes de Cristo, ao afirmar:
“ME ARREPENDO DE COISAS QUE DISSE, MAS JAMAIS DO MEU SILÊNCIO".
Responda com o silêncio, qdo for necessário. Use sorrisos, não sorrisos sarcásticos, mas reais. Use o olhar, use um abraço ou use qualquer outra coisa p/ não responder em alguns momentos. Vc verá que o silêncio pode ser a mais poderosa das respostas. E, no momento certo, a mais compreensiva e real delas.
Experimente outra Vez
Quando as coisas vão erradas nao pense que todos os seus esforços têm sido em vão Talvez tudo tenha acontecido para melhor Então Sorria!!! Pode ser que seu aparente fracasso venha ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade que você jamais conheceu! Vocè poderá estar enfraquecido pela luta, mas, não se considere vencido Isso nao quer dizer derrota! Não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e lamentos Levante-se e enfrente a vida Outra Vez! E, se você guardar o alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão quando você menos esperar, mas, no momento que você merecer! Tire proveito de seus erros, Colha experiências de suas dores e, um dia você dirá; - Graças a Deus! Eu ousei experimentar Outra Vez! (Alierce)
Aprendi...
...que eu não posso exigir o amor de ninguem, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciencia, para que a vida faça o resto."
" As pessoas sem imaginação podem ter tido as mais imprevistas aventuras, podem ter visitado as terras mais estranhas.... Nada lhes ficou... Nada lhes sobrou.... Uma vida não basta ser apenas vivida... Também precisa ser sonhada...." (Mário Quintana)
Afirme somente se tiver certeza; acredite somente se lhe derem fatos; gaste somente se souber de onde tirar os fundos; coma somente se tiver fome; durma somente se tiver sono e, em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.Abrace muito, beije mais ainda e ria, já que a vida é de graçaPeça - sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisandoDespeça-se do que já passou - quem vive de passado é museu.Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer "sinto muito" a quem quer que seja.Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que suficiente para crescer e ser feliz.Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio ou vá dar uma volta de bicicleta no parque.Desista de fazer a cabeça dos outros - o que eles pensam de você não é da sua conta. Adote a filosofia do CAVALO NA PARADA DE 7 DE SETEMBRO - "sujando, andando e sendo aplaudido".Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.Expresse a sua individualidade. Transe a sua sexualidade. Apóie-se em seus talentos e virtudes. Concentre-se em seus objetivos. Pare de fumar e faça ginástica 3x por semana, no mínimo. Mude algo em si mesmo todos os dias. Abra-se com alguém.Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.Cometa erros novos.Simplifique sua vida.Deixe bagunçado.Pare de frescura.Acredite no amor; nada no mundo é mais digno de crédito. AME e não é vexame nenhum.Nunca pense que o amor é uma "água morna" - onde há amor, há respeito pelas diferenças; onde as diferenças são aceitas, existem pontos de vista contrários; e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos.Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada uma.Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes.Leia o que está escrito, ouça o que é dito e, se não compreender, pergunte. Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É assim que se aprende.
Quando for amar, ame o mais profundo que puder... Quando for falar, fale o que for realmente necessario... Quando for sorrir, procure sorrir com os olhos tambem... Quando for pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar, e não desista! Quando quiser se declarar a alguem, faça isso sem medo do que essa pessoa pensará de você... Quando sonhar, sonhe bem alto, bem longe... Quando for partir não diga "adeus", diga que foi tudo maravilhoso... Quando abraçar um amigo, abrace-o com todo carinho e lembre desse abraço por toda vida! Quando precisar de ajuda, não se envergonhe de pedir socorro, sua humildade vale a vitória! Quando sentir raiva de alguém, peça luz em oração para essa pessoa... Quando tentar algo de novo na vida, tente pra valer, mude, arrisque-se viva intensamente... Quando você precisar de um amigo, lembre-se de mim, estarei aqui torcendo por voCê e pela sua felicidade!
Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
“Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?”
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
“Estou ouvindo um barulho de carroça.”
“Isso mesmo”, disse meu pai. “É uma carroça vazia.”
Perguntei ao meu pai:
“Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?”
“Ora”, respondeu meu pai. “É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.”
Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, humilhando os tímidos e querendo ser o centro das atenções, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz.”
Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição. A multidão dizia:
“Não vão conseguir, não vão conseguir!”
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. A multidão continuava a aclamar:
“Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!”
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele que calmamente terminou o percurso.
Todos queriam saber o que aconteceu e, quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era surdo.
Quando se quer fazer alguma coisa que precise de coragem, não devemos escutar as pessoas que falam "você não vai conseguir”. Portanto, faça como nosso amigo sapinho, seja surdo aos apelos daqueles que não acreditam em você.
Um rico resolve presentear um pobre em seu aniversário e, ironicamente, manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.
Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza.
Então, aquele humilde senhor vai até sua casa, joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores e devolve-a com um cartão, onde está escrito a seguinte a frase:
"Cada um dá o que possui em seu coração."
Por isso, não se entristeça com a ignorância das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga sua alma e a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas, principalmente as negativas, que não darão fruto algum.
Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Não perca sua calma. Pense antes de falar e não ceda à impulsividade.
Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra.
Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
- Que desgraça, Senhor - exclamou o sábio - Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade!
- Mas que insolente - gritou o Sultão - Como se atreve a dizer tal coisa?
Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho. O outro sábio chegou e disse:
- Senhor, uma grande felicidade lhe está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!
A fisionomia do Sultão se iluminou e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio. Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio:
- Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega. No entanto, ele levou chicotadas e, você, moedas de ouro!
- Lembre-se sempre - respondeu o sábio - tudo depende da maneira de dizer as coisas!
E esse é um dos grandes desafios da Humanidade. É daí que vem a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. A verdade deve ser dita sempre, não resta a menor dúvida. Mas a forma como ela é dita é que faz a diferença.
Sabe... eu que costumava deixar muitas coisas para amanhã resolvi lhe dizer, hoje, o quanto você é importante para mim, porque, quando acordei pela manhã, uma pergunta ressoava na minha alma:
"Se não houver amanhã?"
Então, hoje, eu quero ficar um pouco mais do seu lado, ouvir suas idéias com mais atenção.
Hoje eu quero fazer uma prece ao seu lado, descobrir com você essa magia que lhe traz tanta serenidade, tudo isso feito sem pressa. Eu vou lhe pedir um favor, agradecer, me desculpar, pedir perdão, se for necessário.
Sabe... eu sempre deixei todas essas coisas para amanhã, mas o amanhã é apenas uma promessa. Hoje é o presente.
Eu sempre deixei as palavras gentis para dizer amanhã, carinhos para fazer amanhã, muita atenção para prestar amanhã, mas o amanhã talvez não nos encontre juntos no mesmo caminho.
Nada ficará pendente, pois eu não sei se o amanhã chegará para nós, mas sei que hoje eu posso dizer a você o quanto você significa em minha vida... e pode ter certeza que você significa muito!!!
Certa vez, um velho sábio recebeu a visita de uma moça que queixava-se de como era sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.
Então, o sábio levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou todas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma delas, colocou cenouras. Em outra, ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
Minutos depois, o sábio apagou o fogo. Pegou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados.
Virou-se para a moça e perguntou: "O que você está vendo?""Cenouras, ovos e café" – ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir seu aroma delicioso e então perguntou: "O que isto significa?"
"Cada um destes - a cenoura, o ovo e o café - enfrentou a mesma adversidade, a água fervendo, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amoleceu e se tornou frágil. Os ovos, antes frágeis, mesmo com sua casca protegendo o líquido interior, tornou-se firme e mais resistente. Já o pó de café é incomparável: depois que o coloquei na água fervente, ele mudou a própria água."
Após um profundo silêncio, o sábio prosseguiu: "Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é a cenoura, o ovo ou o pó de café? Você é como a cenoura, parecendo firme e forte, mas, com a dor e a adversidade, murcha e se torna frágil, perdendo sua força? Ou será que você é como o ovo, começando maleável, mas, depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se dura? Sua 'casca' até parece a mesma, mas por dentro, você está dura. Será que você é como o pó de café? Você transforma o meio que a aflige, altera o que está trazendo a dor e oferece algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?"
Eu sinto que sou uma usina soviética de fabricar felicidade
*Por muitas vezes uma simples atitude muda o rumo de toda uma história......................................
*Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito.. faça a sua parte.. se doe sem medo.. o que importa mesmo é o que você é.. mesmo que outras pessoas não se importem.. atitudes simples podem melhorar sua vida.. não julgue para não ser julgado.. "O nosso primeiro e último amor é : o amor-próprio"...................................
*Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido....................................
*Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim.... Nem que eu faça a falta que elas me fazem... O importante pra mim é saber que eu, em algum momento,fui insubstituível e que esse momento será inesquecível... Que vale a pena se doar às amizades e a às pessoas, que a vida é bela sim, que eu sempre dei o melhor de mim .......e que valeu a pena "...................................
*Encontre um homem que te chame de linda em vez de gostosa. Q te ligue de volta quando você desligar na cara dele. Q deite embaixo das estrelas e escute as batidas do seu coração, ou q permaneça acordado só p observar você dormindo. Espere pelo homem q te beije na testa. Q queira te mostrar para todo mundo mesmo quando você está feia. Um homem que segure sua mão na frente dos amigos dele. Q te ache a mulher mais bonita do mundo mesmo quando vc está sem nenhuma maquiagem e q insista em te segurar pela cintura. Aquele q te lembra constantemente o quanto ele se preocupa com vc e o quanto sortudo ele é por estar ao seu lado...Não me ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia vc se decepciona. Apenas ame, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!''
Um Belo Coração
Um jovem estava no centro da cidade, proclamando ter o coração mais belo da região.
Uma multidão o cercava e todos admiravam o seu coração. Não havia marca ou qualquer outro defeito.
Todos concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto.
O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo coração. De repente apareceu um velho diante da multidão e disse:
“Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu?”
A multidão e o jovem olharam para o coração do velho que estava batendo com vigor, mas tinha muitas cicatrizes.
Havia locais em que os pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades.
Em alguns pontos do coração, faltavam pedaços.
O jovem olhou para o coração do velho e disse:
“O senhor deve estar brincando ... comparar nossos corações.
O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos.”
“Sim! – disse o velho.
– Olhando o seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu.”
Veja, cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor.
Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma dessas pessoas.
Muitas delas deram-me também um pedaço do próprio coração para que eu o colocasse no meu, mas como os pedaços não eram exatamente iguais, há irregularidades.
Mas eu as estimo, porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos.
Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu. Por isso há buracos. Eles doem. Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas ...Um dia espero que elas retribuam, preenchendo esse vazio.
E então jovem? Agora você entende o que é a verdadeira beleza?
O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo seu rosto.
Ele aproximou-se do velho, tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto.
O jovem olhou para o seu coração, não mais perfeito como antes, mas mais belo do que nunca.
Agora você terá a chance de retirar um pedaço do coração e passá-lo para uma pessoa que goste, ou senão guarde-a, e deixe seu coração intacto...
Eu retirei um pedaço especial para você!
“Dá-me tristeza narrar essas lembranças! Faz já seis anos que meu amigo se foi com seu carneiro. Se tento descrevê-lo aqui, é justamente porque não o quero esquecer. É triste esquecer um amigo. Nem todo o mundo tem amigo. E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números.”
(O Pequeno Príncipe- Antoine de Saint-Exupéry)
Nenhum comentário:
Postar um comentário